No primeiro sábado do mês de maio, os sete produtores que integram os Baga Freinds - Luís Pato, Filipa Pato, Quinta das Bágeiras, Quinta da Vacariça, Quinta de Baixo - Niepoort, Sidónio de Sousa e Vadio – abrem as portas para dar a conhecer o legado da Baga.
Os visitantes terão a oportunidade de circular livremente pelas adegas entre as 10:00 e as 18:00, sem necessidade de marcação, e desfrutar das diferentes propostas de cada produtor. Degustações de vinhos e harmonizações com petiscos tradicionais da região são algumas das atividades planeadas, a par da apresentação de vinhos novos e colheitas novas, mas também vinhos mais antigos, alguns esgotados ou já sem distribuição.
“Aqui cada um trabalha a Baga à sua maneira, com identidade e abordagem própria. O segredo do nosso sucesso é esse mesmo: revelar que é através da soma do todo que conseguimos revelar a excelência desta casta a nível mundial”, afirma Paulo Sousa, enólogo da Sidónio de Sousa.
À noite, o grupo de produtores irá dinamizar um jantar de harmonização da Baga com um menu do Rei dos Leitões, parceiro do evento.
Na Bairrada, esta casta ocupa grande parte das vinhas, desempenhado um papel fundamental na história vitivinícola da região.
“A casta está definitivamente na moda e aqueles que há anos criticavam a Baga, hoje acham que ela é o máximo. Isso traduz o trabalho dos Baga Friends”, assegura Luís Pato.
Os bilhetes podem ser adquiridos aqui.