Em 2019 a Mercadona abriu 46 supermercados, dos quais 10 em Portugal, e encerrou 46 lojas que, devido às suas características, não podiam ser ajustadas ao seu novo modelo mais eficiente e sustentável, finalizando o ano com um total de 1636 supermercados.
A 2 de julho de 2019, a Mercadona alcançou um novo marco na sua história, com a abertura do primeiro supermercado em Portugal, em Canidelo, Vila Nova de Gaia. Com esta abertura, à qual se somaram nove lojas - as duas últimas em dezembro -, localizadas nos distritos de Porto, Braga e Aveiro, a empresa avançou com o processo de internacionalização, anunciado em 2016 e que se construiu durantes os últimos três anos.
Em comunicado, a Mercadona refere que "para consolidar o seu desenvolvimento e lançar as bases da Mercadona do futuro, a empresa vai continuar a promover o seu plano de transformação até 2023 e, para esse fim, planeia investir 1800 milhões de euros em 2020, que serão utilizados principalmente para: abrir novos supermercados, 69 em Espanha e 10 em Portugal; renovar 160 supermercados para adaptá-los ao Novo Modelo de Loja Eficiente; e continuar a desenvolver o Projeto Frescos Global e implementar a nova secção “Pronto a Comer” em mais 460 supermercados ao longo do ano".
A Mercadona planeia ainda continuar a fortalecer e a otimizar a sua rede logística com a renovação e abertura de novos blocos logísticos e irá continuar a dedicar recursos significativos à transformação digital, outro dos desafios da empresa, e à abertura de um novo armazém online (Colmeia) em Getafe (Madrid). Para todos estes projetos, a empresa anunciou que vai criar mais de 2000 empregos em 2020, entre Espanha e Portugal.
Para o presidente da Mercadona, Juan Roig, “em 2019 continuámos a consolidar a brutal transformação na qual a Mercadona está imersa, alcançando um marco histórico para todos os que fazemos parte da empresa, a nossa internacionalização para Portugal em julho passado. Tudo isto, assim como os desafios que ainda temos pela frente, não poderia ser alcançado sem a verdadeira força da transformação da Mercadona: as 90.000 pessoas, 900 delas em Portugal, que com o seu talento, esforço e liderança estão a construir uma empresa cada vez mais consciente de que o seu papel é contribuir para melhorar o ambiente social e económico, produzindo de forma eficiente e responsável para gerar prosperidade partilhada”.