Rótulos de bebidas alcoólicas com alertas de saúde

Fotografia: Arquivo
Redação

Redação

Foi assinada este mês na Irlanda uma lei que obriga os rótulos das bebidas alcoólicas a apresentar os gramas de álcool e o teor calórico de cada produto, juntamente com indicação dos riscos para a saúde associados ao seu consumo.


Tal como acontece, por exemplo, com o tabaco, os rótulos nas bebidas alcoólicas passarão a ter alertas sobre o risco de desenvolvimento de doenças hepáticas ou de cancro, encaminhando os consumidores para o portal “Ask About Alcohol” do Executivo em matéria de Saúde e Segurança da Irlanda (HSE).

Em declarações à Drinks Business, Stephen Donnelly, Ministro da Saúde irlandês, afirmou que "esta lei foi concebida para nos dar a todos, enquanto consumidores, uma melhor compreensão do teor alcoólico e dos riscos para a saúde associados ao consumo de álcool. Com essa informação, podemos tomar uma decisão informada sobre o nosso próprio consumo de álcool".

A lei prevê um prazo de três anos para que as empresas disponham de tempo suficiente para se prepararem para a mudança, uma vez que esta medida só entrará em vigor em 2026. Não sendo a primeira vez que a Irlanda é pioneira em matéria de saúde, esta medida tem gerado muita polémica entre os Estados-Membros. A exigência de um rótulo específico para as exportações para a Irlanda irá refletir-se no aumento de custos. Além disso, uma eventual queda nas vendas, tanto na Irlanda como em outros países que possam vir a tomar as mesmas medidas, poderá traduzir-se na extinção de inúmeras empresas produtoras.