Beber
O jogo de cintura do Alvarinho
O que distingue uma grande casta das restantes? Para lá das propriedades intrínsecas, a plasticidade, isto é, os bons resultados com diferentes tipos de abordagem, na vinha e na adega.
O que distingue uma grande casta das restantes? Para lá das propriedades intrínsecas, a plasticidade, isto é, os bons resultados com diferentes tipos de abordagem, na vinha e na adega.
Uma das mais nobres castas tintas, à Touriga Nacional parece estar reservado o papel protagonista no vasto leque de variedades autóctones portuguesas. Do afunilamento causado pela ‘Touriga Nacionalização’ à redescoberta de um certo perfil clássico, a prova temática dedicada a esta casta entrevê novos caminhos...
Há quem afirme que uma das principais virtudes dos vinhos portugueses é a sua vantajosa relação qualidade/preço; outros, porém, assumem que os vinhos nacionais continuam a ver os seus preços subvalorizados face à sua tremenda qualidade e, até, custos de produção.
O Mercado Velho de Tondela foi palco de uma Masterclass excecional de Vinhos do Porto Colheita Graham’s, conduzida por Dominic Symington, que abarcou os anos 1940 a 1994.
Numa fase em que os rosés tendem para o estilo Provence, nada extrativo em cor e aromaticamente mais neutro, serão os Palhete os outros rosés ou mesmo os tintos leves e atraentes que milhões de consumidores pelo mundo anseiam provar?
Quando o assunto é espumante, é França e os Champanhes que nos surgem de imediato em mente. Mas um pouco por todo o mundo fazem-se vinhos espumantes de elevadíssima qualidade, incluindo, claro está, entre nós. E os Millésimé estarão nesse campeonato?
A Revista de Vinhos provou mais de três dezenas de Vinhos Verdes monovarietais da casta Alvarinho, comprovando a dinâmica da região. Mais do que vinhos apelativos para os dias de calor que se avizinham, são brancos que podem mostrar capacidades de evolução e enorme aptidão gastronómica.
O Algarve remete-nos, de imediato, para a atmosfera de sol e de praia, de comida de mar e à beira-mar, de evasão e férias. Mas, nos últimos anos um punhado de projetos meritórios obriga-nos a olhar para o Algarve não apenas do ponto de vista turístico ou gastronómico como também enquanto um território de vinhos, de marcas e de referências que merecem ser conhecidas para lá dos meses de veraneio.
Nesta edição, a Revista de Vinhos apresenta uma prova temática de brancos do Dão.
A casta Alvarinho conquistou, por direito próprio, um lugar muito especial, de destaque entre os vinhos portugueses.
O que podemos esperar de vinhos de “marca branca” ou de marcas exclusivas para supermercados?