Garrafa para os Vinhos Verdes vence em Barcelona

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

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O projecto Mojonello de Farid Taher foi o vencedor do Golden Glassbery. Uma garrafa desenhada para expressar a frescura do Vinho Verde.

          
A cerimónia de entrega de prémios do Glassberries Design Awards realizou-se durante a tarde do dia 7 de junho, em Barcelona, no Auditório da Casa Milà (La Pedrera), uma das obras arquitetónicas de Antoni Gaudí. Este local emblemático foi o palco escolhido para o evento que acolheu estudantes, designers, produtores de vinho, entre outras entidades, num ambiente informal de partilha de ideias e contactos.  

Nesta 7ª edição, a BA Glass convidou a Smurfit Kappa como parceira para lançar um desafio bastante específico: criar uma garrafa de vidro para o mercado dos vinhos de mesa e respetiva embalagem de cartão canelado. Os participantes tinham de considerar as duas embalagens como uma solução completa para um produto comercializável. 

Inscreveram-se na competição mais de 200 estudantes de 11 universidades europeias e foram submetidas 139 propostas. A avaliação dos projetos esteve a cargo da BA Glass, da Smurfit Kappa, da Sogrape, da Freixenet, da Concept Emballage e da designer convidada Rita Rivotti.  

Detalhes do evento

Tiago Moreira da Silva, CMO da BA Glass deu as boas vindas à audiência, dando conta do número crescente de participantes. Uma breve introdução aos prémios Glassberries, contextualizando a iniciativa e apresentando os resultados da 7ª edição, deixou claro que este concurso continuará a crescer e a promover novos talentos. 

As apresentações feitas, cobriram uma vasta gama de assuntos, desde os desafios da era digital, as tendências dos consumidores, mercados internacionais, inovação, enriquecimento sensorial, sustentabilidade e, design (claro!). 

A apresentação de Joana Carravilla da e.life intitulada de “Consumer Journey in the Digital Era”, focou a interação das marcas com os consumidores, online market assessment e Social CRM (Customer Relationship Management). A necessidade de alteração dos canais de publicidade tradicionais, fazendo com que as marcas ouçam os seus consumidores e estejam mais sensíveis, seja com a ajuda da Inteligência Artificial ou dos novos atores do espaço social foram os principais tópicos abordados.

Maria Castroviejo do Rabobank, uma das principais instituições financeiras especializada nos mercados da alimentação e bebidas e detentora de um portfólio exemplar na área do vinho, fez uma apresentação cativante sobre como os mercados e produtores de vinho reagem aos desafios dos dias de hoje. “Shifting Dynamics in the Wine Industry” abordou muitos dos fatores que influenciam todo o ciclo produtivo do vinho desde a sua qualidade, a procura nas diferentes geografias, novos tipos de consumidores, brand awareness e a importância do vidro e da embalagem. 

Da Smurfit Kappa, Jesus Rivas Sanjosé, Business Development & Innovation Manager, apresentou o tema “Packaging Innovation for Business Success”, numa abordagem leve, visualmente rica, sobre a mudança de paradigma criada pela transformação digital. Além disso, Jesus Rivas explicou como a estratégia Customer Centred Innovation da Smurfit Kappa, pretende aumentar as vendas, reduzir custos e mitigar os riscos. O Experience Centre para Espanha e Portugal foi um dos exemplos apresentados, como parte desta tendência. 

“Slow-Cycling and Sensory Enrichment”, pela designer Masayo Ave, baseou-se na forma como as novas gerações estão a criar tendências de consumo mais sustentáveis e informadas. A designer japonesa, residente na europa há vários anos e professora de Product Design na BAU International Berlin, partilhou com a audiência um ponto de vista muito particular. O desafio do Glassberries Design Awards de 2017, em que os alunos tiveram que criar uma embalagem de vidro que possibilitasse uma segunda vida após o consumo do produto inicial, foi mencionado como um dos melhores exemplos de como as embalagens e produtos devem ser desenhados, contribuindo assim para um futuro onde a qualidade e a sustentabilidade contribuem para uma experiência de utilização mais valiosa.  O objetivo do design para o conforto de todos os sentidos (Design for Sensory Comfort), de forma a aumentar o valor do produto e promover o pensamento circular, não é apenas uma tendência, mas sim uma necessidade vital. 

Sendo 100% reciclável, o vidro é um dos principais atores no setor da sustentabilidade há mais de 5518 anos! A apresentação da BA Glass esteve claramente ligada às preocupações da oradora anterior, mas dando ênfase ao desenvolvimento e produção de embalagens de vidro. “Somos mais flexíveis do que imaginam!” – Foi uma das ideias apresentadas por Tiago Moreira da Silva ao descrever os produtos e operações da BA Glass. Apontando algumas das escolhas feitas pela BA com o objetivo de melhoria contínua, quer dentro das suas fábricas (como o uso de novos materiais, designs mais arrojados ou a redução do consumo de água e energia), quer na sua relação com a sociedade, criando uma relação mais emocional com o consumidor. 
 
Durante a cerimónia, os estudantes tiveram a oportunidade de mostrar os seus projetos numa curta apresentação de 2 a 3 minutos, explicando à audiência o seu processo criativo, o conceito e o desenvolvimento do projeto. Para alguns destes jovens designers, esta foi uma oportunidade única para demonstrarem os seus produtos num ambiente profissional. 

Embora a experiência durante toda a competição seja bastante gratificante, há três prémios principais a entregar: Golden (MacBook Pro), Silver (iPad PRO 10.5” + pencil) e Bronze (iPhone 6). Como parte de um esforço contínuo para trazer para a empresa novos e promissores talentos, o vencedor do Golden Glassberry terá também a possibilidade de realizar um estágio remunerado no departamento de design da BA.  

Farid Taher, da ESAD Matosinhos (Portugal) ganhou o Golden Glassberry com mojonello, uma garrafa que apresentou um design funcional e atraente. Farid inspirou-se na região noroeste de Portugal e interpretou o caracter fresco e leve dos vinhos desta região para criar a embalagem vencedora. 
 
A Academia de Belas Artes da Cracóvia na Polónia, arrecadou o Silver e o Bronze Glassberries. Paweł Dworczyk e Katarzyna Pieczko levaram o Silver Glassberry com Mer de Fleurs, inspirado no estilo francês e Wiktoria Mazur venceu o Bronze Glassberry com Bordonatour, uma garrafa de Bordeaux inspirada numa ânfora.