Uma edição de colecionador Super Bock x Vhils é a mais recente peça de arte criada pelo artista para a marca. É uma edição especial e limitada de 250 garrafas de 75 cl, em vidro escuro e serigrafada com uma ilustração que incorpora o “olho”, sempre tão presente em tantas obras de Vhils. Apenas 100 garrafas estarão disponíveis para venda com um propósito solidário, já que o valor da venda das garrafas vai reverter, na totalidade, para a Fundação AFID Diferença, com a Super Bock a duplicar o valor de cada venda.
Foi o próprio artista que escolheu esta instituição que se empenha no acolhimento, na saúde, na integração e reabilitação de jovens com necessidades especiais e outros grupos em situação de desvantagem social, através de atividades Arte-Terapêuticas e Culturais, entre outras, com fim à sua inclusão na sociedade. Cada garrafa custa 50€ e por cada peça vendida, a marca de cerveja do Super Bock Group duplica o valor, oferecendo-o à Fundação AFID Diferença.
Esta é, assim, uma Super Bock para beber e ser vista. Por todo o contexto, trata-se de uma peça que pretende humanizar e celebrar as relações, nomeadamente a parceria entre o artista e a marca, as experiências que proporcionam e os momentos que partilham.
“A ideia era criar uma interação com quem vê a peça, mas também estabelecer a ligação com o resto da obra que tenho feito até agora” refere Alexandre Farto aka Vhils. O desafio de criar esta garrafa única partiu da longa e profícua relação com a Super Bock, que se tem materializado em “vários projetos de enorme valor e importância, desde o apoio a exposições individuais minhas no plano internacional, à relação estreita com a Galeria Underdogs e o patrocínio ao Festival Iminente” continua o artista.
Bruno Albuquerque, diretor de Marketing de Cervejas e Patrocínios do Super Bock Group acrescenta que “a relação que existe entre a Super Bock e Vhils materializa-se num conjunto de iniciativas e experiências que apoiamos ou desenvolvemos de raiz, em parceria, o que nos tem possibilitado continuar a construir a nossa ligação à Cultura, nomeadamente à Arte Urbana. Temos um histórico já muito significativo nesta área, há mais de uma década, e é nosso objetivo continuar a contribuir para a democratização desta expressão artística e ajudar a tornar a Arte mais acessível a todos, tal como sucede através da edição de colecionador Super Bock x Vhils.”
O artista refere ainda que este é “um marco que vem assinalar o culminar desta colaboração que, ao longo dos últimos anos, combinou a herança da marca com a minha visão pessoal, dando origem a um corpo de trabalho tão diverso como a coluna de cerveja em cimento, a colaboração num mural em grande escala com os PichiAvo que pode ser vista na sede do Super Bock Group, ou o desenvolvimento da marca Coruja. De alguma forma, todos estes projetos, com preocupações e contextos diferentes, se cruzam e contribuem para um corpo de trabalho coeso que hoje faz parte do espólio assinalável de obras artísticas do Super Bock Group.”
Recorde-se a escultórica coluna de cerveja em cimento que foi apresentada o ano passado e encontra-se instalada em vários pontos de venda em Lisboa e no Porto, designadamente n’O Bom, Mau e Vilão, Village Underground, Menina e Moça e Era uma Vez em Paris. Está também na Casa da Cerveja, na sede do Super Bock Group.
O diretor de Marketing de Cervejas e Patrocínios do Super Bock Group reforça a ligação com o artista e o gesto solidário associado à criação desta garrafa, cujo lançamento é acompanhado por um vídeo. “A colaboração com o Alexandre orgulha-nos muito e chegar até aqui, ao finalizar de mais uma etapa que volta a unir a experiência cervejeira à nossa ligação à Arte, e que fazemos combinar com uma componente solidária, deixa-nos muito entusiasmados e orgulhosos. Através da aquisição de uma destas garrafas, os consumidores têm a oportunidade de ficar com uma peça de arte assinada por Vhils, em sua casa, sabendo que estão a contribuir para uma causa.”
A edição de colecionador Super Bock x Vhils encontra-se disponível a partir de hoje, em pré-reserva em http://superbock.pt/pt/pt/vhilsemtuacasa.