Wine Legends: Francisco Albuquerque

Fotografia: Ricardo Garrido
Marc Barros

Marc Barros

É um dos nomes grandes do Vinho Madeira. Francisco Albuquerque é, em simultâneo, um dos maiores porta-estandartes deste vinho de renome mundial e, em simultâneo, um dos seus grandes impulsionadores e investigadores.

 

Enólogo de renome internacional, sobretudo no que concerne ao universo dos fortificados, foi por diversas vezes premiado, destacando-se os galardões Wine Maker of the Year for Fortified Wines do International Wine and Spirit Competition, que arrecadou em várias ocasiões (consecutivas!), a que se juntam diversos galardões e prémios nacionais.


A sua paixão pela Madeira, de onde é natural, reflete-se no cuidado e primor que coloca nos vinhos que faz na Madeira Wine Company, onde é diretor de enologia e responsável pelos seus vinhos generosos mas, também, pelos vinhos de mesa madeirenses da marca Atlantis, que marcaram uma nova fase na produção de vinhos do arquipélago. O estudo das castas autóctones e dos modelos de elaboração do Vinho Madeira, bem como a preocupação com a viticultura do arquipélago, marcam o seu trajeto. Destacamos 10 coisas que deve saber sobre ele e três vinhos que mais gostamos…

 

1.Nascido no Funchal, faz a sua formação superior em Santarém, cursando Engenharia de Produção na Escola Superior Agrária, que conclui em 1987.

2. Regressa ao arquipélago em 1988, com o propósito de recuperar a Quinta do Arco de São Jorge, que pertencia ao avô. A taxa de juro de 27% pedida pela entidade bancária a que recorreu para o efeito fê-lo recuar.

3. De imediato decidiu rumar à Austrália, mas um convite da Blandy’s, que contava com a Symington Family Estates como acionista, para um estágio profissional na área de enologia e controlo da qualidade leva-o ao Douro, onde faz a vindima de 1990. 

4. O seu percurso ficaria assim selado, tendo passado de imediato a efetivo na Blandy's.

5. O trabalho na Madeira Wine Company não o impediu de aprofundar a carreira académica: conclui a pós-graduação em Agricultura Biológica e MBA Gestão pelo ISCTE.

6. Em paralelo, é um estudioso e académico reputado, tendo produzido e colaborado em diversos artigos científicos, sempre tendo o Vinho Madeira como pano de fundo. 

7. Os prémios e galardões abrilhantam o percurso: ganhou consecutivamente o prestigiado prémio do Concurso Internacional de Vinhos e Espirituosos – o Wine Maker of the Year for Fortified Wines, em 2006, 2007 e 2008, e também o Len Evans Trophy, em 2007, que reconhece a consistência de qualidade na produção de vinho por mais de cinco anos consecutivos.
 
8. O reconhecimento da sua mestria teve outra faceta quando, em 2018, foi-lhe pedido para atestar a validade da mais antiga coleção de Vinho Madeira, descoberta durante a remodelação do Liberty Hall Museum, em Nova Jérsia, nos Estados Unidos. 

9. Aí foram encontradas, atrás de uma parede construída durante a Lei Seca, 50 garrafas e 42 garrafões de Vinho Madeira, das quais alguns exemplares com mais de dois séculos. Entre os vinhos encontrados, o mais velho dos quais com 221 anos e o mais “jovem” com 168 anos de idade, estão exemplares de Verdelho, Sercial e Smoke Madeira. 

10. Mas a Madeira é mais do que fortificados, como comprova a marca Atlantis para vinhos tranquilos, que Francisco Albuquerque impulsionou e supervisiona.