Foi o primeiro restaurante da Invicta – se descontarmos, claro, o clássico Escondidinho, na baixa – a receber estrela Michelin. Em 2014, quando soube da notícia, Pedro Lemos estava a “virar” hambúrgueres no Stash, espaço mais informal de sanduíches que abriu oficialmente nesse dia na praça Guilherme Gomes Fernandes, em parceria com a esposa e companheira de estrada, Joana Espinheira, quando o centro do Porto começava a despontar para as virtudes – e malefícios – do turismo.
Com percurso longo e consolidado, em 2009 inaugurou a casa em nome próprio numa das ruas mais emblemáticas da Foz Velha e, que, desde os anos 60, albergou dois bares, o Pifo e o Beco. Pedro Lemos oficiou com Miguel Castro e Silva e Aimé Barroyer e foi responsável pela gastronomia da duriense Quinta da Romaneira.
Depois da experiência no centro do Porto, o chef voltou-se para o Douro – desde logo no então Comboio Presidencial e, mais tarde, no Pop Up da Casa dos Ecos, na Quinta do Bomfim, que veio a transformar-se no Bomfim1896 with Pedro Lemos. Descubra 10 coisas que deve saber sobre ele…
1. Confessa que, quando soube que ganhou a primeira estrela, com casa cheia no Stash, falhou dois pedidos de clientes – nunca tal havia acontecido…
2. Situado na Foz Velha, numa casa classificada, o restaurante Pedro Lemos situa-se numa das mais belas e emblemáticas zonas históricas da Invicta.
3. O edifício foi inaugurado em 1964 como bar.
4. Brevemente, Pedro Lemos deverá rumar a outro espaço, ao que consta na mesma rua. Resta saber se o acompanhará a horta biológica instalada no terraço.
5. O desafio lançado à família Symington para transformar em restaurante a Casa dos Ecos, na Quinta do Bomfim, no Pinhão, obteve resposta em cinco minutos.
6. Adepto da cozinha a fogo, Pedro Lemos também trouxe para a Casa dos Ecos um enorme e potente forno a lenha.
7. Em 2021, igualmente com a equipa de Pedro Lemos, a Quinta do Bomfim abriu outro restaurante, com maior capacidade e que funciona todo o ano.
8. No Porto, aprendeu com Miguel Castro e Silva e Hélio Loureiro e, em Lisboa, com Aimée Barroyer no Pestana Palace. Pelo meio, frequentou a Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril.
9. Aos 30 anos, abre o restaurante na Foz Velha.
10. Mas poucos sabem que Pedro Lemos estudou engenharia civil na FEUP, que trocou pelos fogões. Sorte a nossa…