Ao balcão ou à mesa, com pintxos frios, tapas para partilhar e excelentes sobremesas, o Imanol Barra Basca chegou à rua Mouzinho da Silveira, no Porto. Até dia 12 de janeiro, os motivos para visitar este novo restaurante são ainda mais: a promoção “Combo Día de los Reyes”, disponível das 14:00 às 19:00, permite aos clientes provarem dois pintxos frios à escolha, desde salmão recheado de pasta de caranguejo, brioche com burrata, compota de tomate cherry e manjericão e polvo à galega com cebolada de pimentos, sempre conjugados com um pedaço de pão, e um vermute ou cerveja Estrella Damn pelo valor de 10,00 €.
Com ou sem campanha, não há dúvida que o Imanol Barra Basca merece a visita. À moda da barra basca, os tradicionais bares do País Basco, o ambiente é descontraído. Na entrada há um grande balcão ou barra, seguindo o vocabulário, com cadeiras altas e não falta comida exposta nas vitrines. O conceito está associado à prática de entrar em diferentes estabelecimentos, comer vários pintxos e provar diferentes bebidas em cada um.
Neste caso, o Imanol nasceu em Madrid pelas mãos de Aitor Ansorena, um nativo do País Basco. Ao cruzar-se com o português Rui Sanches decidiram alargar a experiência além fronteiras e no Príncipe Real, em Lisboa, surgiu o primeiro Imanol com o sufixo Barra Basca, em novembro de 2023. Passado um ano, o sucesso na capital trouxe a abertura do segundo espaço em Portugal, desta vez na cidade do Porto.
Além da barra, o espaço tem uma sala que permite uma refeição mais demorada, apelando aos pratos que se destinam a ser partilhados. Isto porque a carta não se faz apenas de pintxos frios e quentes, mas também de tapas, carne e peixe que mostram o melhor da gastronomia basca com influência de outras latitudes espanholas. Ovos mexidos com morcela de Burgos e pinhões, calamares, croquetes de presunto ibérico, bife tártaro com ovo do campo, costeletão na brasa e lulinhas estufadas são apenas algumas das sugestões. É impossível não mencionar ainda a tarte de queso, nada mais nada menos que o famoso cheesecake basco. Por alguma razão existe a possibilidade de comprar uma tarte inteira e levar para casa.
Para ajudar a digerir, uma mão cheia de vinhos espanhóis brancos, outra mão cheia de tintos e ainda alguns rosés, espumantes e generosos. O Tinto de Verano e o vermute não ficam esquecidos, assim como as cervejas e, claro, outras opções sem álcool. A decoração foi pensada ao pormenor e por uns minutos acreditamos estar mesmo por terras bascas…
Imanol Barra Basca
Rua de Mouzinho da Silveira, 165
4050-421 Porto
Instagram: @imanol_pt