Em 2020, em plena pandemia da Covid-19, o restaurante Rei dos Leitões, na Mealhada, foi audaz no plano de contingência: se, por um lado, foi dos primeiros a fechar portas, para proteger os seus colaboradores e clientes, foi também dos primeiros a (re)agir em prol do sector da restauração, apostando no serviço de take away e, acima de tudo, de entregas ao domicílio, não apenas na região, mas de norte a sul do país, “à distância” de um pedido por telefone. Mesmo depois de abrirem, em maio de 2020, o serviço de take away e entregas ao domicílio manteve-se.
Com este novo confinamento, foi tempo de continuar a fazer diferente e de servir quem não prescinde de uma boa refeição, como é o caso do leitão assado à Bairrada. A convite dos próprios, o Rei dos Leitões estabeleceu parcerias com os restaurantes Solar dos Presuntos, em Lisboa, e Os Lusíadas, em Matosinhos. Se, ao restaurante da capital, o Rei dos Leitões faz entregas às quartas-feiras e sábados ao almoço, no parceiro do Grande Porto este é um dos pratos principais ao jantar de sexta-feira e ao almoço de domingo. As encomendas são feitas diretamente com os restaurantes em questão.
Licínia Ferreira e António Paulo Rodrigues, dupla de proprietários do Rei dos Leitões, são amigos de longa data de Pedro Cardoso – proprietário do Solar dos Presuntos, um dos mais famosos restaurantes lisboetas –, que lhes lançou este desafio. Uma parceria que foi anunciada nas redes socias do Rei dos Leitões, o que levou a um segundo convite, desta feita do restaurante Os Lusíadas, cuja especialidade são peixes e mariscos.
Fora dos dias do circuito destas parcerias, o Rei dos Leitões mantém o “ritual” de entregas, com encomendas através dos contactos reidosleitoes@reidosleitoes.com.pt ou 968 123 084. A partir do dia 6 de Fevereiro, dia de regresso de férias, ao leitão juntam-se peixes e mariscos da costa, carnes e alguns dos já famosos doces da chefe pasteleira Lídia Ribeiro. Também o vinho pode ser incluído no pedido, ou não tivesse o Rei dos Leitões mais de 3000 referências.