O restaurante principal do Hotel The Yeatman, em Vila Nova de Gaia, com uma vista imbatível para a cascata urbana do centro histórico do Porto, único restaurante com duas Estrelas Michelin da região Norte, acaba de estrear a sua carta Primavera-Verão.
Aberto exclusivamente ao jantar, o restaurante gastronómico do The Yeatman propõe uma nova experiência gastronómica pensada pelo chefe Ricardo Costa que assenta em paladares com apontamentos asiáticos. “Ao longo dos últimos anos fiz algumas viagens, nomeadamente pela Ásia, onde descobri novos sabores e acima de tudo uma forma de pensar a refeição como um ritual, em que todos os sentidos são apurados e estimulados a todo o momento. Além disso, procurei que a experiência fosse descontraída e divertida, desafiando algum formalismo que se possa associar a um restaurante de duas Estrelas”, afirma Ricardo Costa.
A refeição começa com um Chá de Kombu, alga japonesa reconhecida pelas suas propriedades purificantes e nutritivas, que prepara o corpo para a experiência gastronómica. Seguindo a inspiração nipónica, é servido um caneloni de Wagyu e caranguejo real, acompanhado por nabo, matcha e yuzu.
Ainda nos aperitivos, Ricardo Costa apresenta uma churrasqueira com a sua recriação de frango picante e um prato de tomate frio pontuado de sabores mediterrâneos. Logo a seguir, é servida uma marisqueira, onde os sabores do mar se revelam numa esfera congelada em nitrogénio, acompanhada por puré de tremoço e uma cerveja preta artesanal, sem álcool, receita “caseira” do restaurante. Tudo isto, em formato “finger food”.
Os peixes e mariscos voltam a dominar a carta do restaurante, em homenagem ao mar português e aos sabores da costa. O prato de choco, pintado de negro, desvenda os sabores do típico molho à bordalesa. O lavagante, cozinhado ao sal, é acompanhado por uma deliciosa sopa tailandesa, com apontamentos picantes sugeridos pelo kimuchi, mistura de pimentos japoneses, galanga e óleo de sésamo. Ainda nos peixes, há tempo para saborear o prato de raia glaceada em “beurre blanc”, numa abordagem de inspiração francesa, e o prato de ovos de assinatura do restaurante, acompanhado por sopa de bacalhau alentejana.
Nos pratos de carne, o leitão está de regresso, mas desta vez a preparação é feita em duas técnicas, para recriar o sabor e textura do tradicional prato da região da Bairrada – o que foi amplamente conseguido, sublinhe-se.
De seguida, o prato mais fantástico deste menu, um verdadeiro prato de assinatura: um arroz caldoso de pombo que evoca a comida de conforto, com o pombo num ponto sublime de degustação.
Nos doces, destaque para um refrescante ananás e coco acompanhado de chá verde.
O menu completo tem o valor de 160 euros por pessoa, sem bebidas. É ainda possível optar pelo menu de seis pratos, por 130 euros por pessoa. As reservas podem ser feitas diretamente no site.