O Festival Nacional de Gastronomia (FNG) está de volta, cumprindo com todos os requisitos que a realidade atual impõe – e realiza-se de 18 a 28 de novembro, na Casa do Campino, em Santarém. Esta edição celebra o 40.º aniversário de um evento com génese ribatejana e onde os Vinhos do Tejo vão estar em destaque, nas várias iniciativas, mas em especial nos jantares com chefes de nomeada nacional e nas demonstrações gastronómicas comentadas, onde estarão em exclusivo.
Em cinco momentos, são sete os chefes – bastante conhecidos no panorama gastronómico nacional – que vão cozinhar para os comensais do FNG, a partir de menus criados de raiz e casados com néctares da região. A serem revelados apenas no momento do “banquete” são, ao todo, 25 os Vinhos do Tejo, tendo sido eleitos pelo sommelier Rodolfo Tristão, ribatejano de gema e consultor da CVR Tejo. Pela primeira vez este ano, os vinhos servidos neste momento alto do Festival têm, em exclusivo, origem na região do Tejo e certificação DOC Tejo e IG Tejo. Uma exclusividade que se estende às quatro demonstrações gastronómicas comentadas que se realizarão nos dias 19, 20, 26 e 27, às 19h00, no Espaço de Showcooking Viver Santarém. Os Vinhos do Tejo vão também marcar presença na feira de vinhos, no wine bar e nas tasquinhas, onde coexistirão com néctares de outras regiões, tal como acontece com as iguarias.
No primeiro dia, a cozinha está reservada a Rodrigo Castelo e à equipa do seu restaurante, o Ó Balcão, em Santarém. Segue-se, no dia 19 de novembro, um jantar a quatro mãos, as do Vasco Coelho Santos e as da Inga Martin. No dia 20, é a vez de Ljubomir Stanisic tomar as rédeas de um “banquete” servido a cerca de 30 pessoas. Na sexta-feira, dia 26 de novembro, cabe à dupla Noélia Jerónimo e a Miguel Gameiro improvisar o cardápio. O argentino Chakall está presente na noite de 27 de novembro.
Para mais informações, consulte www.festivalnacionaldegastronomia.pt.