+ 20 mil visitantes, 30% estrangeiros
+ impacto económico calculado até 3,5 milhões de euros na cidade do Porto
+ advertising media value nacional e internacional de 2,3 milhões de euros até ao momento
+ alcance de 5,2 milhões de pessoas nas redes sociais oficiais alusivas ao evento
+ satisfação de 4,45 dos participantes numa escala de 1 a 5
+ 200 jornalistas nacionais e internacionais credenciados
+ 3 mil vinhos em prova
+ 400 produtores
+ 100 especialistas de vinho internacionais (incluindo 50 especialistas do TOP 10 Vinhos Portugueses)
+ TOP 10: a mais antiga competição do país elege os 10 melhores vinhos portugueses
+ 50 atividades paralelas
* chefes Michelin
* provas comentadas de vinhos únicos e raros
* estreia mundial do exclusivo vinho francês Liber Pater 2015
* loja pop-up: venda de vinhos no evento
* em 2020, evento será realizado de 20 a 23 de fevereiro
Com mais de 20 mil visitantes, 30% dos quais estrangeiros, o ESSÊNCIA DO VINHO - PORTO conquistou novos públicos e aumentou a notoriedade externa.
Nesta edição, o evento terá gerado na cidade um retorno de receitas, diretas e indiretas, calculado em 3,5 milhões de euros, de acordo com um estudo do ISAG – European Business School, que avaliou o perfil dos visitantes e os hábitos de consumo durante os quatro dias de evento.
“O balanço é extremamente positivo. É seguramente a principal experiência do vinho em Portugal e um dos maiores eventos da agenda da cidade do Porto. Por outro lado, o investimento feito ao longo dos últimos anos, com convites a Masters of Wine, jornalistas e representantes do trade estrangeiros, faz com que o evento se afirme nos principais mercados trabalhado por nós, dentro e fora Europa. Está hoje no calendário e no roteiro de profissionais e enófilos, com um retorno, para a cidade e para o país, incomensurável. Estamos orgulhosos do caminho que fizemos ao longo deste anos e satisfeitos com os resultados obtidos nesta 16ª edição”, refere Nuno Botelho, diretor da Essência do Vinho.
“Recebemos milhares de visitantes e tivemos um programa fantástico e com muita qualidade, com produtores nacionais e estrangeiros que vieram aqui apresentar vinhos únicos. Tivemos momentos inesquecíveis, como a prova “Vinhos do Porto de Sonho”, cujo vinho mais antigo era de 1870 e o vinho mais novo de 1970; a prova Liber Pater com a estreia mundial da colheita 2015, um vinho de Bordéus raríssimo, o que ilustra bem a importância que este evento já granjeou. A avaliação positiva dos expositores também nos incentiva a continuar, pelo que estamos já a preparar a edição de 2020, que queremos que surpreenda com mais novidades e novos eventos dentro e fora do Palácio da Bolsa.”, sublinha Nuno Pires, diretor da Essência do Vinho.
COMITIVA INTERNACIONAL DESTACA QUALIDADE E EVOLUÇÃO DOS VINHOS NACIONAIS
ESSÊNCIA DO VINHO – PORTO trouxe ao país uma significativa comitiva de 50 especialistas internacionais: jornalistas, críticos de vinho, sommeliers, wine educators e importadores de 11 nacionalidades e três continentes. Estes convidados elegeram o TOP 10 Vinhos Portugueses: Quinta da Touriga-Chã 2016 (tinto), Principal Grande Reserva 2011 (branco) e Dow’s Porto Vintage 2016 (fortificado) são os rótulos que mais se notabilizaram entre a comitiva de especialistas, naquela que é a mais antiga competição realizada no nosso país. A pré-seleção da Revista de Vinhos inclui 60 amostras, tendo por base os vinhos lançados em 2018 e que mais surpreenderam o painel de provas da publicação.
Sarah Ahmed (Reino Unido), Cees van Casteren MW (Holanda), José Peñin (Espanha), Mabel Lai (China), Bruno Almeida (EUA), Alexandre Lalas (Brasil), Simone Roveda, Ivan Carvalho (Itália), Roman Mikhaylov (Rússia) foram alguns dos jurados internacionais da prova (lista completa em www.essenciadovinhoporto.com/especialistas).
"Já não era membro do júri do TOP 10 há cerca de 10 anos e é muito entusiasmaste regressar e ver outras regiões portuguesas virem a jogo, ver as diferenças, ver a diversidade de Portugal a surgir nos vinhos que estávamos a analisar e acho que isso nos faz apreciar ainda mais todos estes vinhos” revelou Sarah Ahmed.
Entre representantes de Media internacionais e portugueses, ESSÊNCIA DO VINHO - PORTO credenciou quase 200 jornalistas e no online as publicações nas redes sociais, em páginas oficiais alusivas ao evento, obtiveram um alcance superior a 5,2 milhões de pessoas. Os participantes revelaram ainda uma satisfação de 4,45 em relação ao evento, numa escala de 1 a 5.
LOJA POP UP ONLINE PARA RECEBER VINHOS EM CASA
Outra das novidades desta 16ª edição foi a criação de uma loja pop up online, a funcionar durante evento, que permitiu aos visitantes adquirir os vinhos que mais apreciaram e recebê-los em casa, através de uma app. Ao mesmo tempo, o ESSÊNCIA DO VINHO PORTO mostrou o ranking de votação e venda desses vinhos, em direto, nos ecrãs gigantes instalados no recinto principal.
ESSÊNCIA DO VINHO - PORTO é uma organização da Essência do Vinho e da Associação Comercial do Porto, com o apoio da Revista de Vinhos. Estará de regresso ao Palácio da Bolsa, de 20 a 23 de fevereiro de 2020.
No calendário vínico, e ainda este ano, a Essência do Vinho e a Revista de Vinhos promovem nova edição do ENCONTRO COM VINHOS, de 9 a 11 de novembro, no Centro de Congressos de Lisboa, que levará à capital os melhores rótulos, produtores, harmonizações e atividades, num programa muito especial que marcará o 20º aniversário do evento.