Lucas Azevedo assina TASTE@QMdO

20 de fevereiro

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

Redação

Na QMdO há uma ligação histórica dos vinhos à alta cozinha. Foi partindo deste princípio que Francisco Bento dos Santos criou o TASTE@QMdO. 


A ideia é simples: explorar a ligação dos vinhos da quinta às diversas correntes gastronómicas que existem hoje em Portugal. Sem barreiras ao estilo de cozinha, apenas para saborear a genuína ligação entre comida e vinho. Daqui nasceram um conjunto de 8 almoços e jantares, que decorrem durante um ano na quinta em Alenquer.

A fórmula destes TASTE@QMdO tem duas regras simples:  juntar o melhor do vinho e gastronomia, através da harmonização dos vinhos da Quinta, alguns verdadeiras raridades, à comida dos chefes. Depois, trazer os Chefes para fora da sua zona de conforto, levando-os a cozinhar pratos e estilos de cozinha que não fazem necessariamente parte do seu dia a dia.

Lucas Azevedo, que assume os comandos da Barra de Sushi no Praia no Parque, dá um almoço muito especial na Quinta do Monte d’Oiro. Vai ser já no próximo dia 20 de fevereiro, que aquele que foi nomeado Chefe Revelação do Ano pelo site Mesa Marcada, ruma a Alenquer para servir um menu Izakaya, que tem como base a cozinha de taberna japonesa.

O Frango Karaage com aromáticos é um dos incontornáveis deste tipo de cozinha, servido frito em pequenos bocados. Tal como o Karepan, o famoso caril japonês que Lucas Azevedo opta por rechear em pão frito. 

Se o menu foi pensado ao detalhe, o mesmo aconteceu com os vinhos. Esta será uma oportunidade para se provarem grandes formatos, onde se destaca uma garrafa imperial de seis litros. 

As hostes abrem com um Rosé 2020 formato Magnum. Os primeiros momentos do menu de Lucas Azevedo são acompanhados por um Quinta de Monte d’Oiro Branco 2020 e logo a seguir são os Reservas, primeiro o Rosé (2019) e depois o Branco (2018). Nos dois últimos momentos, antes das sobremesas, chega à mesa o Quinta do Monte d’Oiro Tinto 2016 (Imperial) e o Quinta de Monte d’Oiro Reserva Tinto 2016.

Este será mais um de muitos momentos, que não se cingem apenas a um tipo de cozinha ou a um estilo definido. A ideia passará exatamente por casar os vinhos da Quinta do Monte d’Oiro com todas as vertentes da gastronomia portuguesa e não só. Mostrando a riqueza e o lado eclético de ambas as partes. 

Os chefes Rui Silvestre do Vistas, no Algarve e André Lança Cordeiro do Essencial, em Lisboa vão ser os senhores que se seguem, com datas ainda por confirmar. 

Os almoços e jantares decorrem na sala que tem testemunhado, alguns dos momentos mais marcantes da Quinta do Monte d’Oiro. Esta será uma oportunidade única para conhecer: a vinha, os chefes e sommeliers e ainda o mentor desta ideia, Francisco Bento dos Santos.

Preço por pessoa: €85.