Melgaço volta a ser capital do espumante em Melgaço

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

Redação

A 4ª edição da Festa do Espumante tem nova localização, no Largo do Mercado, após obras de requalificação e investimento superior a 630 mil euros.


 
De 23 a 25 de novembro, Melgaço volta a ser a capital do Espumante, com dezenas de rótulos típicos da região, produtos e sabores locais, na 4ª edição da FESTA DO ESPUMANTE DE MELGAÇO. Com uma nova localização, no Largo do Mercado, após obras de requalificação e um investimento de 633 mil euros, está tudo a postos para receber a maior edição de sempre do evento.


“Queremos ser e ter um lugar de excelência para apresentar os nossos produtos. A requalificação do nosso mercado municipal, que não tinha intervenção há mais de 20 anos, vai proporcionar uma maior área de exposição, um espaço público pedonal, 92 lugares de estacionamento e, consequentemente, mais participantes nos nossos eventos, quer expositores, quer visitantes, e com ótimas condições”, explica o Presidente da Câmara de Melgaço Manoel Batista Pombal.

Um investimento de 633 mil euros, com investimento elegível de 542 mil euros e uma contribuição FEDER através do Norte 2020, de 460 mil euros, que permitirá a realização de vários eventos, como a Festa do Alvarinho e do Fumeiro, a Festa do Espumante ou a feira municipal semanal.

A Festa do Espumante de Melgaço é de entrada livre. Permite o acesso a provas de espumantes (mediante aquisição de copo, no valor de 2,5€) e produtos regionais diversificados, com a presença de quase 30 afamados produtores.

Nos espumantes estarão representados: Adega do Sossego, Alvaianas, Casa de Canhotos, Cortinha Velha, Dom Ponciano, Dona Paterna, João Portugal Ramos, PROVAM, Quinta das Pereirinhas – Foral de Monção, Quinta de Alderiz, Quinta do Mascanho, Quinta do Regueiro, Quintas de Melgaço, Rebouça, Reguengo de Melgaço, Soalheiro, Solar de Serrade, Terras de Real e Valados de Melgaço.
Para agradar a todos os paladares, as opções de harmonização gastronómica estão asseguradas pelos produtores regionais A Castrejinha, Aromas e Caprichos, Bolos & Bolinhos Gourmet, Delícias do Planalto, Mel do Zé, Prendokas, Artesanali’s, Melgaço em Sabores, Prados de Melgaço e Quinta de Folga.

Durante os três dias de evento, estarão também disponíveis as especialidades de Melgaço e do Alto Minho dos restaurantes “O Brandeiro” e “Paris”.

O cartaz da 4ª edição fica completo com demonstrações de cozinha dos chefes Vítor Matos, do restaurante Antiqvvm, Porto, que obteve uma estrela Michelin no projeto anterior, Largo do Paço, (domingo, 25), António Alexandre, do Lisbon Marriott Hotel Lisboa e jurado em concursos como o Chefs Academy, (sábado, 24), e José Silva, do restaurante Solar dos Presuntos, Lisboa, (sexta-feira, 23), provas comentadas de espumante e atuações musicais com música ao vivo e DJs, (sexta-feira e sábado, 23 e 24 de novembro).

A Festa do Espumante de Melgaço vai decorrer sexta-feira, 23 de novembro, das 11h às 02h, sábado, 24 de novembro, das 12h às 02h, e domingo, 25 de novembro, das 12h às 18h.

O evento é organizado pela Câmara Municipal de Melgaço com produção da Essência do Vinho.