O Gin de Flor de Cânhamo é o novo produto d’O Benefício. A editora, que tem como princípio criativo “Ninguém Sabe o que é, mas vai ser incrível”, volta a apostar no modelo de produção limitada e na utilização de métodos e matérias-primas artesanais e sustentáveis.
“A exploração de materiais e matérias-primas diferenciadores e cujo impacto ambiental seja positivo é algo que faz parte do ethos do Benefício e o cânhamo cumpre todas essas premissas, fruto não só da sua versatilidade, mas também do baixo impacto ambiental da sua produção”, explica Paulo Fernandes, co-fundador da marca.
Foi nesse contexto de descoberta e de inovação, e na sequência da sua missão enquanto catalisador de parcerias, que a Associação Nacional de Bebidas Espirituosas se juntou a O Benefício e facilitou uma colaboração especial com a GinT (The Strongest Portuguese Gin) para lançarem-se na tarefa de destilar o primeiro gin de cânhamo português.
Tiago Sanches, da GinT, que é o master distiller do projeto afirma: “ter um Gin no qual o cânhamo – que é uma planta curiosa e com sabores muito herbáceos - desempenharia o papel de vocalista colocou-nos desde logo um desafio muito enriquecedor, pois teríamos de encontrar uma forma de o compensar através da frescura e doçura.”
O Gin de Flor de Cânhamo Benefício tem como base o zimbro e uma infusão de dez botânicos, cuja a magia é dada pela erva príncipe, cardamomo e gengibre.
“As notas de prova no nariz e na boca confirmam o Gin de Flor de Cânhamo como um gin da nova era e com uma complexidade intrínseca para que os apreciadores e conhecedores tenham motivo de conversa e desafios na sua degustação”, descreve Tiago Sanches.
O Gin de Flor de Cânhamo irá ter três variações - a Herbal, a Estival e o Delicado -, pois na concretização do projeto nasceram três receitas e, como nas famílias felizes, todos são bem vindos, O Benefício decidiu colocar no mercado as três, para uma experiência completa e plena dos aromas e sabores singulares da nova bebida.
“Na verdade, fizemos várias provas com amigos, conhecedores e apreciadores de gin, e todos nos disseram que os três eram bons e cumpriam experiências diferentes, então resolvemos entrar no mercado com as três versões, cada uma com a sua personalidade, mas todas com o mesmo adn”, conta Ricardo Nunes, cofundador do Benefício.
O valor unitário de cada garrafa é de 34 euros e, no lançamento, o pack das três unidades - a Família Feliz - terá um custo de 86 euros. (https://obeneficio.com/novidades/)