A Corticeira Amorim está a “unir forças” com parceiros nos Estados Unidos da América para lançar o Cork Collective, um programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça que pretende promover a economia circular e apoiar projetos comunitários locais.
O projeto envolve parceiros de renome como Rockwell Group, BlueWell e Southern Glazer’s Wine & Spirits, distribuidora líder mundial de bebidas alcoólicas, e está a ser desenvolvido em Nova Iorque, abrangendo a recolha de rolhas em restaurantes e hotéis icónicos de Manhattan e Brooklyn.
As rolhas de cortiça usadas serão recolhidas, recicladas e reaproveitadas para novos usos, “criando recursos para a valorização de espaços públicos na cidade de Nova Iorque”, através da colaboração com instituições não-governamentais e agências governamentais, “demonstrando o potencial da cortiça como um material versátil e amigo do ambiente, apoiando projetos de design sustentável em diversas comunidades”.
"Os EUA são um mercado crucial tanto para vinhos, como para bebidas espirituosas, por isso não podíamos estar mais satisfeitos por sermos um dos membros fundadores do Cork Collective, que possibilita a verdadeira implementação de uma economia circular na cadeia de abastecimento. Como líder mundial da transformação da cortiça, fornecendo cerca de seis mil milhões de rolhas por ano, temos colaborado com diversas organizações em todo o mundo para dar uma segunda vida à cortiça, reciclando as rolhas para dar origem a diversas aplicações", explica António Rios de Amorim, presidente e CEO da Corticeira Amorim.