Cockburn’s anuncia Porto tónico pronto a beber

Em breve

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

Redação

Novidade resulta da combinação de vinho do Porto Branco com água tónica, limão e hortelã fresca. Lançamento conta com “caça ao tesouro”.

 

A Cockburn’s, detida pela Symington Family Estates, acaba de anunciar o lançamento de um Porto tónico em lata. A novidade, pronta a beber, proporciona a conveniência de um cocktail, resultando da mistura do vinho do Porto Branco da marca com água tónica, limão e hortelã fresca. Para assinalar a apresentação deste novo produto, que estará disponível em breve, a marca Cockburn’s desafia os seus consumidores a participarem numa caça ao tesouro, sob o mote “pássaros da mesma pena”. 

O lançamento do Portonic em lata da Cockburn’s resulta de um contexto de crescimento e da mudança de padrões de consumo que se tem verificado no setor. Nos últimos cinco anos, o entusiasmo em redor dos cocktails de vinho do Porto Branco com água tónica tem aumentado. As vendas do Porto Branco da Cockburn’s duplicaram em Portugal entre 2015 e 2020, muito acima dos valores globais registados no mercado, já que esta categoria obteve um crescimento na ordem dos 10 por cento entre 2015 e 2019 (tendo abrandado em 2020 devido à pandemia). Ao mesmo tempo, as bebidas prontas a consumir ganharam popularidade. Em 2019, e pelo terceiro ano consecutivo, os produtos prontos a beber representaram a categoria de bebidas alcoólicas com maior crescimento a nível mundial. Já em 2020, este foi o único segmento a registar crescimento expectável. 

“No seu histórico, a Cockburn’s ganhou a fama de fazer as coisas de forma diferente, desde a produção de vinho até à sua publicidade. Por isso, é com muita satisfação que lançamos o nosso primeiro Porto Branco com água tónica em lata. Tem sido muito gratificante, ao longo dos últimos anos, testemunhar a adesão de uma nova geração de consumidores de vinho do Porto ao Porto branco e às possibilidades de o misturar em cocktails para aperitivos. Acreditamos que o Cockburn’s Porto Branco & Água Tónica vai potenciar este interesse e que abrirá novos momentos de consumo de Porto.”, afirma Rob Symington, produtor de vinho do Porto de quinta geração da Symington Family Estates.

Penas da Cockburn’s escondidas no Porto e em Londres


A pena da Cockburn’s, elemento gráfico marcante da garrafa de Porto Branco de 75cl da marca e cujo desenho segue a forma do Rio Douro, assume lugar de destaque na lata do novo Portonic, com um desenho vivo e distintivo. Sublinhe-se ainda que a embalagem em lata é completamente reciclável e tem uma pegada de carbono inferior à do vidro.

Para celebrar o lançamento desta novidade, a marca vai esconder penas azul-douradas em três locais distintos nas cidades do Porto e de Londres. Ao longo de uma semana, dia sim, dia não, a Cockburn’s vai partilhar pistas para que os consumidores as possam encontrar. Os primeiros a completar o desafio vão receber como prémio um fornecimento de latas Portonic para o verão deste ano. Os detalhes deste concurso vão ser disponibilizados nas redes sociais da Cockburn’s em breve.