Dia do Negócio Próprio

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

Redação

A METRO, da qual a makro Portugal faz parte, celebrará novamente a nível internacional, no próximo dia 13 de outubro de 2020, o Dia do Negócio Próprio. Desde 2016, que a METRO dedica a segunda terça-feira de outubro ao reconhecimento de todos os restaurantes, lojas, cafés e negócios independentes.


Este ano e uma vez que todos os negócios, principalmente os da hotelaria e restauração foram de alguma forma impactados pelo contexto pandémico que vivemos, a multinacional decidiu oferecer a todos os seus colaboradores um valor de referência, para que nesse dia, cada colaborador vá almoçar ou jantar ao seu negócio próprio preferido. Esta ação iniciou o ano passado em Portugal, sendo que, por ser considerada uma boa prática, foi desmultiplicada a nível da METRO AG para todos os 100 mil colaboradores. 

Com esta ação, designada de Biggest Check/Count on Us, cada colaborador da makro Portugal irá então poder usufruir de uma refeição (almoço ou jantar) num restaurante aderente ao Dia do Negócio Próprio, no próximo dia 13 de outubro.

“Trata-se de uma campanha massiva no sentido de ajudar os negócios próprios, tão fragilizados neste momento, levando os nossos próprios colaboradores a visitá-los e a consumirem nos seus espaços. No Dia do Negócio Próprio tentamos sempre desenvolver ações que de alguma forma enalteçam e destaquem os negócios independentes. Considerámos que esta seria uma ação impactante, que sendo desenvolvida nos 34 países onde a METRO tem operação, iria seguramente alavancar a visibilidade destes negócios, uma vez que a nível global estamos a falar de mais de 100 mil colaboradores. São muitas pessoas, que nesse dia poderão visitar o seu restaurante aderente favorito”, comenta Cristina Maia, Head of Marketing da makro Portugal. 

Por outro lado e até 18 de outubro, no Parque de Estacionamento da Loja makro de Alfragide (Rua Quinta do Paizinho, Portela de Carnaxide), continua o Street Food by Makro. Nove Food Trucks encontram-se estrategicamente posicionadas num espaço com cerca de 600 metros quadrados, com o objetivo de apoiar a restauração de uma forma diferente, garantindo todas as medidas de segurança e higiene necessárias para proporcionar ao consumidor mais opções para realizar as suas refeições.  

As nove Food Trucks são, também elas, fruto de Negócios Próprios e não poderiam ser esquecidas neste momento especialmente dedicado aos mesmos. São elas Fiesta Mexicana, Legend Hot Dog, Polaroskas, Tripa on Wheels, Bolas da Praia, Quiosque Lisboa, Toasts à Portuguesa, Veggie Lovers, Chakburguer (do Chef Chakall).

Paralelamente, existirão outras dinâmicas e promoções desenvolvidas em específico para assinalar o dia. O Dia do Negócio Próprio é um momento de celebração e de homenagem, pelo que as bebidas alcoólicas vão estar em foco, com promoções e descontos em loja até ao dia 15 de outubro. 

Por outro lado, será igualmente lançada a campanha digital #OneForYou, baseada num hábito comum de demonstrar apreço por outra pessoa, com um brinde em nome dessa mesma pessoa, na sua ausência, o que nos dias de hoje é muito frequente. Com esta dinâmica pretende-se colocar o foco na relação, conduzindo a que outros repliquem o gesto. A mecânica é muito simples, o iniciante pede uma bebida adicional; tira uma foto da bebida (selfie ou não), publica-a online, identificando a pessoa à qual dedica o brinde - com #oneforyou e #loveownbusiness; e convida o amigo a fazer o mesmo: “A quem dedicas um brinde?”.

Com esta mancha que se pretende criar nas redes sociais, o objetivo é destacar o Dia do Negócio Próprio, chamar a atenção para o dia e provocar Buzz também ao nível do cliente final. 

“Todas estas ações e dinâmicas pretendem de alguma forma apoiar e alavancar os negócios próprios de uma forma global, ainda mais neste momento de instabilidade que estamos a ultrapassar devido à pandemia. A makro Portugal encontra-se a reunir todos os esforços no sentido de fazer deste dia, um momento ímpar e de alegria para todos os envolvidos”, conclui a responsável.