É preciso ter muita lata!

Vale prémios à Minerva, Niepoort e Omdesign

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

Redação

O packaging “É preciso ter muita lata!”, uma embalagem de autopromoção desenvolvida pela Omdesign, em parceria com a Minerva e a Niepoort, foi galardoado com três prémios nas reconhecidas competições internacionais de design e packaging. Um Prata no Pentawards (Reino Unido), um Red Dot (Alemanha) e um Ouro no Graphis (EUA), foram as distinções alcançadas com este projeto ecológico.

 

“Esta embalagem é especial e transporta o melhor que o mar nos dá, juntamente com o que só no Douro nasce. Reunimos dois embaixadores do nosso país – as conservas e o vinho do Porto – para dar vida e alma a este packaging e juntámos duas marcas icónicas portuguesas que carregam um enorme legado e, orgulhosamente, trabalhamos.”, refere o diretor-geral da agência, Diogo Gama Rocha.

Com recurso à inovação e a novas alternativas eco-friendly, em linha com o compromisso que a Omdesign tem, desde 1998, em contribuir para uma maior preservação ambiental, e sempre de olhos postos na redução, foi escolhido um cartão com cor compacto – o Eska Brown. 100% reciclado, nasce de resíduos pós-consumo e tem parâmetros de produção muito sustentáveis e uma textura natural. Foi, por isso, selecionado para dar forma ao interior desta embalagem, que convida a uma reutilização no dia a dia como calendário, base de copos, entre outras finalidades. A sua origem orgânica faz com que seja um material biodegradável, compostável e reciclável e conta também com as certificações FSC 100% reciclado e 100% PEFC. 

O aspeto minimalista das oito peças que compõem este packaging original, produzido exclusivamente com materiais reciclados, recicláveis e biodegradáveis, como a cortiça, o papel e o cartão, foi reforçado com acabamentos diferenciadores, como o alto e baixo relevo modelado a ilustrar escamas nos rótulos e nas molduras dos selos colecionáveis; a serigrafia e o corte especial do calendário alusivo ao mar e ao Douro, com aplicação de duas fresas a 90º; e ainda os picotados das bases de copos destacáveis. Os vários elementos montam-se através de um sistema de encaixe inovador, sem qualquer tipo de cola, elevando a vertente sustentável desta edição da Omdesign, também fortalecida com os tons natureza e terra adotados para esta embalagem de autopromoção.

Dirk Niepoort foi desafiado a criar uma receita original que alia o Porto da Niepoort à conserva de bacalhau da Minerva, enaltecendo a excelência e os sabores do que mais genuíno se faz em Portugal.