Em 2020, a casa de Vinho do Porto Graham’s celebra o seu 200.º aniversário. Para assinalar a data, a marca acaba de lançar uma edição comemorativa do seu Porto Late Bottled Vintage 2015. Engarrafada este ano, a edição especial é produzida a partir de uvas provenientes das quatro quintas da casa, situadas em diversos locais no vale do Douro e cada uma delas com as características distintas que compõem os Portos Vintage clássicos da Graham’s. Este LBV 2015 distingue-se ainda pelo packaging, que apresenta um estilo diferente do que é habitual encontrar na categoria de Vinho do Porto. Fundada em 1820, por dois irmãos escoceses, William e John Graham, a casa pertence à Symington Family Estates, que a adquiriu em 1970.
Com um packaging distintivo, as garrafas do LBV 2015 estão guardadas em tubos, disponíveis em três cores marcantes: vermelho escuro, azul royal e ocre. Os tubos foram desenvolvidos recorrendo a papel marmorizado artesanal, refletindo o ofício e a capacidade da marca de prestar atenção aos detalhes. Ao mesmo tempo, baseiam-se na herança familiar em honrar a arte e habilidade de produzir vinhos do Porto de qualidade de uma forma consistente. Com o objetivo de evocar as memórias das ruas da cidade do Porto, as etiquetas frontal e traseira são estampadas com uma combinação das varandas de ferro forjado da Invicta e dos azulejos tradicionais portugueses. O projeto foi desenvolvido pelos membros da quinta geração da família Vicky e Charlotte Symington e coordenado pela designer da empresa Alexandra Sousa Ribeiro.
“Estamos extremamente orgulhosos dos 200 anos de história da Graham’s e pareceu-nos particularmente oportuno assinalar esta celebração com o lançamento especial deste excecional Porto Late Bottled Vintage 2015”, refere Johnny Symington, Chairman da Symington Family Estates. “Enquanto empresa familiar, este é um momento importante para a casa e uma oportunidade para refletirmos nas gerações anteriores, respeitando o nosso passado e com olhos postos no futuro”, conclui.
Vicky Symington, da quinta geração da empresa familiar e Brand Marketing Manager da Graham’s acrescenta: “Faço parte da nossa empresa familiar ainda há pouco tempo e foi um privilégio ter trabalhado nesta edição comemorativa. O meu trisavô Andrew James Symington veio para Portugal em 1882 e começou a sua carreira no negócio do Vinho do Porto na Graham’s, sendo que, duas gerações mais tarde, o meu avô e os seus primos adquiriam a marca. Assim, a Graham’s tem um significado muito especial para nós, representando o fecho de um ciclo marcante na história da nossa família”.