É o outro “Barca Velha” da Sogrape, embora diferente do seu “irmão mais velho” em quase tudo – na origem das castas, no modo de vinificação e no tempo de estágio, no conceito enológico, na história que levou à sua produção.
Vinho deste novo milénio, lançado pela primeira vez há meia dúzia de anos, tem em comum com o Barca Velha, no entanto, dois elementos cruciais: o “enólogo do ano” para a Revista de Vinhos, Luís Sottomayor, seu autor; e a adega onde nasceu, na linha especial da Quinta da Leda, em pleno Douro Superior.
Vinho tinto do Douro que glorifica a história da Sogrape e a passagem de testemunho de geração em geração, fruto da velha paixão de Fernando Guedes pelas vinhas velhas da Quinta do Caêdo, a montante do Pinhão, em Ervedosa, o Legado 2013 acaba de ser apresentado à imprensa especializada num jantar muito especial que decorreu na mítica adega da Quinta de Cavernelho.
É que foi ali, na freguesia de Mateus, em Vila Real, que a Sogrape ergueu o seu primeiro centro de vinificação no início dos anos 60 do século passado, já então sob a batuta de Fernando Guedes. E foi ali, simbolicamente, que Fernando Guedes, ainda cheio de jovialidade, e os seus filhos apresentaram esta nova edição do Legado num jantar cuja ementa foi concebida e confecionada “in loco” pelo chefe Rui Paula.
“Declarar uma colheita de Legado é sempre o culminar de um processo criativo com dose extra de emoção e de responsabilidade, dado o enquadramento muito particular que presidiu à conceção deste vinho”, acrescenta Luís Sottomayor, dando assim razão e fundamento às palavras de Fernando Guedes: “Este vinho retrata tudo aquilo que aprendi e recebi de meu pai”. Um legado que é Legado – e que está agora nas mãos da terceira e quarta geração da família Sogrape.
Nota de prova
Nuno Guedes Vaz Pires
18,5
Legado 2013
Douro/Tinto/Sogrape
Legado 2013
Douro/Tinto/Sogrape
Simplesmente encantador! Este vinho, pela cor, pelo aroma e pelos sabores, reúne todos os ingredientes para se demarcar dos seus pares. É um tinto diferente, muito rico de aromas, charmoso na identidade, original no estilo, único no perfil. Alegre, cheio de carácter e muito surpreendente! NGVP
Consumo: 2023 - 2033
225€ /16ºC
Partilhar