Lourenço Charters regressa à Sogrape

Enólogo sai do Esporão para trabalhar com Luis Sottomayor na Casa Ferreirinha

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

Redação

Depois de uma primeira passagem pela Sogrape, entre 2020 e 2021, Lourenço Charters está de regresso para reforçar a equipa de enologia da Casa Ferreirinha, liderada por Luís Sottomayor.

Com experiência adquirida na França, África do Sul e Austrália, Charters estava no Esporão, onde desde o início deste ano assumira a enologia da operação alentejana, depois de ter estado com a Quinta dos Murças (Douro) e Quinta do Ameal (Vinhos Verdes).

O enólogo “regressa agora à empresa para se dedicar em exclusivo ao Douro e contribuir para a afirmação de Casa Ferreirinha como referência incontornável no panorama dos vinhos portugueses”, pode ler-se no comunicado difundido hoje pela Sogrape.

A história da Casa Ferreirinha começou em 1952, com o lançamento do icónico Barca-Velha, pelas mãos de Fernando Nicolau de Almeida. Desde então, apenas outros dois enólogos assumiram a liderança da equipa de enologia:José Maria Soares Franco e, desde 2007, Luís Sottomayor. Nos anos 90, os três chegaram a trabalhar em conjunto.