Em Campo de Ourique, Lisboa, em 900 metros de área de construção de uma casa, um cliente americano solicitou à Interseta uma garrafeira, prevista no projeto de arquitetura, mas sem especificações de construção ou organização. “O cliente fez o pedido de A a Z, desde a escolha do local adequado à garrafeira até ao seu recheio e organização”, adianta José Rodrigues, ele próprio um apaixonado por vinhos.
Este é só um dos muitos exemplos de pedidos que a Interseta tem recebido nos últimos anos. “É um espaço que cada vez mais os clientes querem tratar bem e em Portugal não há um cuidado particular por parte dos projetistas para com as adegas e garrafeiras. Os nossos clientes são cada vez mais conhecedores e apreciadores de vinhos e são cada vez mais exigentes, o que nos levou a perceber que para respondermos com a qualidade prime que nos carateriza teríamos que nos associar a quem tivesse experiência no mercado”, continua.
O core business desta parceria que já está no terreno, entre a Martins Wine Advisor e a Interseta, aposta nos clientes privados prime e cria garrafeiras únicas que vão desde a escolha do local, até ao desenho e construção e o recheio da mesma. Pode durar seis meses até ficar concluída e partir de uma base de algumas dezenas de milhar de euros até milhões, dependendo dos materiais e da tecnologia a utilizar e, claro está, dos vinhos que vierem a fazer parte do recheio.
“A Martins Wine Advisor desde a sua fundação que oferece serviços de organização de garrafeiras para facilidade de uso, com base em critérios objetivos, exemplo: país, região, castas, anos, entre outros. Ajuda a manter as coleções e o stock, auxiliando com as novas compras, analisando os consumos e anotando as preferências de cada cliente. O objetivo é manter uma coleção equilibrada, variada e organizada de vinhos de classe mundial, adequados aos gostos e padrões de uso pessoal”, diz Cláudio Martins, da Martins Wine Advisor.
Um serviço desta natureza pode custar entre 3 a 5 mil euros iniciais e, mensalmente, durante 6 a 12 meses, um fee de 2 a 3 mil euros, sem incluir a aquisição dos vinhos. De 2019 até ao momento, a empresa teve um crescimento de 50 por cento na procura deste serviço, atingindo os 20 clientes particulares a quem é prestada a consultoria nesta área.