O mais recente relatório divulgado indica que, em 2023, a Mercadona aumentou as vendas consolidadas em 15%, atingindo os 35.527 milhões de euros. “Deste número, 34.124 milhões de euros correspondem à faturação da empresa de supermercados em Espanha e os restantes 1.403 milhões de euros são relativos ao volume de negócios em Portugal”, onde a empresa conta 49 lojas e 5.300 colaboradores.
Em 2016, a empresa espanhola iniciou um investimento, contabilizado em 2023 em 10.000 milhões de euros, que apoiou a "remodelação e renovação de 1.364 das 1.681 superfícies comerciais que detém” e a internacionalização do negócio com a entrada em Portugal. Permitiu ainda a “construção de novos escritórios em Valência, a otimização logística na gestão de stock”, introduziram-se “novas ferramentas informáticas” e foi implementado o Projeto Online.
A chegada a Portugal foi “um dos grandes pilares desta transformação” que não ficará por aqui. No ano passado, a Mercadona “trabalhou com mil fornecedores nacionais, aos quais comprou um total de 1.178 milhões de euros em produtos, e gerou 1.800 postos de trabalho”.
Para 2024, ano em que se completam os cinco anos desde a abertura da primeira loja no país, a empresa prevê “investir 196 milhões de euros, que se destinam à abertura de 11 novas lojas e à conclusão do Bloco Logístico de Almeirim, que ficará operacional em meados deste ano”.