A Mercadona, empresa de supermercados, aumentou em 2024 as suas vendas consolidadas em 9%, até aos 38.835 milhões de euros. Deste total, 37.057 milhões correspondem à faturação de Espanha e os restantes 1.778 à de Portugal, onde a Mercadona conta com 60 lojas do total de 1.674 que faziam parte da rede de supermercados da empresa ao fecho de 2024.
Este aumento da faturação foi possível "devido ao trabalho realizado pelo departamento de Compras e Prescrição, juntamente com os fornecedores e interfornecedores especialistas. Graças a esta colaboração, foi possível fazer uma redução no preço de milhares de produtos, em Portugal e Espanha, o que representou uma poupança de 650 M€ para os “Chefes” (clientes), continuando a oferecer um carrinho de compras com uma qualidade efetiva ao preço mais económico do mercado, bem como uma experiência de compra com um sortido eficaz, fazendo com que a cada dia mais clientes escolham a empresa como a melhor opção", refere a empresa em comunicado.
O esforço e compromisso de uma equipa de 110 mil pessoas
Em 2024, a Mercadona criou mais de seis mil novos postos de trabalho, 1700 em Portugal e 4300 em Espanha, tendo alcançado em cada país uma equipa de sete mil e 103 mil pessoas, respetivamente. "Para reconhecer o esforço, compromisso e exemplo de uma equipa de alto desempenho que nunca se põe limites, a Mercadona aumentou o salário em 8,5 %, mais de 5 pontos percentuais acima do IPC de Portugal e de Espanha, além de partilhar uma remuneração variável por objetivos (prémio), relacionada com lucros da empresa, de 700 milhões de euros. O que faz com que, em Portugal, um colaborador com mais de 4 anos de antiguidade tenha recebido, no dia 1 de março deste ano, cerca de 4.500 €/brutos em remuneração variável, o correspondente a 3 mensalidades".
Previsão 2025
A empresa prevê investir mais de mil milhões de euros e criar mais de mil postos de trabalho em 2025. Do mesmo modo, as suas previsões incluem um aumento de 3,5 % nas suas vendas, para atingir os 40.100 milhões de euros, e a consolidação de um lucro idêntico ao do último exercício.
Para Portugal, a empresa tem previsto um investimento de mais 157 milhões de euros e a abertura de 10 novas lojas, chegando, no decorrer do ano, à cidade de Lisboa, onde abrirá dois supermercados.