Numa lógica de descentralização da gala do Guia Michelin que vai acontecer no próximo dia 25 de fevereiro, no Porto, a organização apresentou hoje mais algumas novidades na cidade de Bragança.
A mais relevante de todas é a seleção de chefes que vão estar responsáveis pelo jantar da cerimónia. Para além dos coordenadores já conhecidos - Rui Paula (Casa de Chá da Boa Nova), Ricardo Costa (The Yeatman) e Vítor Matos (Antiqvvm) - estarão também presentes neste grupo António Loureiro (A Cozinha), Vasco Coelho Santos (Euskalduna Studio), Óscar Geadas (G Pousada), Julien Montbabut (Le Monument), Pedro Lemos (Pedro Lemos) e Arnaldo Azevedo (Vila Foz). No total, somam 12 estrelas Michelin.
A conferência de imprensa, que decorreu no Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, trouxe a público mais algumas novidades. A apresentação da Gala, que na primeira edição portuguesa esteve a cargo de Catarina Furtado, será conduzida pela jornalista e apresentadora portuense Marta Leite Castro. Na passadeira vermelha, a receber os convidados, estará Juliana Penteado, chefe pasteleira e jurada do programa Masterchef Portugal.
A animação da gala foi entregue à banda Expresso Transatlântico.
Um debate em Braga
A estratégia desde o início da gala Michelin a norte foi não apenas de acolher a cerimónia do dia 25 de fevereiro na cidade do Porto mas também de promover outros encontros em momento prévio. Exemplo disso é o debate que vai acontecer no próximo dia 18 de fevereiro no Theatro Circo, em Braga. “Gastronomia e vinho” será o mote para esse debate, moderado pelo jornalista e apresentador Luís Castro e será transmitido no programa Sociedade Civil, da RTP2.
O painel desse debate será composto por Pedro Lemos, Dirk Niepoort, Luís Sottomayor, Elisabete Fernandes, Manuel Carvalho, Lídia Monteiro, Luis Gutiérrez e Marcos Lagoa.
Na conferência de imprensa descentralizada foi também revelada a campanha de comunicação desenhada para a gala do Guia Michelin. Entre ativações digitais e presenciais, está a ser colocado em prático um plano de meios misto onde os chefes envolvidos na preparação da gala vão também participar.
Ainda no objetivo de promoção da região, foi apresentada a “Rueda Dourada”, uma rota para viagens de mota, homologada pela Real Federación Motociclista Española, que combina turismo e gastronomia para mostrar o que melhor se faz na região norte de Portugal.
A gala do Guia Michelin está, então, marcada para o próximo dia 25 de fevereiro, na Alfândega do Porto, a partir das 19h e terá transmissão em direto nos canais de Youtube e Facebook do Guia.