Navio-escola Sagres celebra 80 anos com Moscatel de Favaios

Fotografia: Fotos D.R.

Para comemorar os 80 anos do navio-escola Sagres, a Adega de Favaios lançou uma edição especial da garrafa de Moscatel de Favaios, comemorativa do aniversário desta joia da marinha portuguesa. A apresentação da nova garrafa de Moscatel decorreu a bordo do navio-escola Sagres, esta segunda-feira, 30 de outubro, data em que esta embarcação entrou pela primeira vez na água, em Hamburgo, em 1937.

 

Na cerimónia - a bordo do emblemático navio da marinha portuguesa, atracado junto à foz do Rio Tejo, na gare marítima Rocha Conde de Óbidos, em Lisboa - Gouveia e Melo, vice-almirante e comandante naval, e António Maurício Camilo, capitão-de-fragata, foram presenteados, cada um, com uma garrafa da edição especial de Moscatel de Favaios, entregue por Gina Francisco, diretora comercial da Adega Cooperativa de Favaios.

Após a entrega dos presentes, comandantes, tripulação e convidados disfrutaram do pôr-do-sol a bordo do navio, ao mesmo tempo que degustaram o Moscatel de Favaios. “É uma combinação perfeita. É um moscatel 80 anos, que é a mesma idade do navio, e isso é uma obra de arte. Como tal, nada melhor do que um moscatel destes para comemorar a idade deste navio. É uma arte refinada de produzir um produto, que não é fácil de produzir com esta idade”, elogiou o comandante naval Gouveia e Melo. 

Condecorado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com a insígnia de membro honorário da Ordem Militar de Avis, e classificado como uma verdadeira instituição nacional e “expressão da alma portuguesa”, o Navio-escola Sagres passa a ter agora uma garrafa de Moscatel de Favaios, comemorativa dos seus 80 anos de vida, 55 dos quais ao serviço de Portugal.

Por sua vez, o Moscatel é um produto de excelência da Adega Cooperativa de Favaios, situada em plena “Aldeia Vinhateira”, na região do Alto Douro, e mundialmente apreciado e reconhecido com a atribuição de diversos prémios nacionais e internacionais, navegando agora por grandes mares a bordo do navio-escola Sagres.

 

Katia Soveral | Revista de Vinhos