Niepoort junta-se à GRAPEKEEPER

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

Redação

Depois de parcerias com produtores de vinhos em Champanhe, no Piemonte e no Mosel, a GRAPEKEEPER junta, ao seu portefólio, o Vale do Douro, através da reconhecida Vinha do Carril da Niepoort. A partir de agora, qualquer pessoa tem a oportunidade de experimentar o mundo da vinificação e ter, como resultado final, o seu próprio vinho, com rótulo personalizado, produzido na afamada região vinícola duriense.

 

Dirk Niepoort dispensa apresentações. Não é enólogo de formação, mas apaixonou-se pelos vinhos do Douro. A empresa familiar que lidera comprou, em 1988, a Vinha do Carril, quando as vinhas tinham já mais de 60 anos. “Os rendimentos são baixos, mas a qualidade é esmagadora. Trata-se de uma vinha com uma enorme personalidade e foi por isso que decidimos engarrafar, desde 2019, como uma colheita única. Acredito que, junto com o nosso icónico vinho Turris, é o melhor que fazemos no Vale do Douro”.

Os vinhos têm mais de 40 castas diferentes, colhidas e fermentadas todas juntas. Os socalcos são virados a norte, o que permite evitar o calor excessivo e que as vinhas tenham acesso a água no subsolo, favorecendo maturações mais lentas e equilibradas.

Romântico e real

A GRAPEKEEPER oferece aos "winelovers" a possibilidade de serem "produtores de vinho" e vivenciarem uma experiência do estilo de vida dos vinhos, aprender sobre a sua vinha dedicada e receber o vinho em garrafas com o rótulo personalizado. Podem escolher entre múltiplas vinhas sustentáveis nas regiões vinícolas líderes da Europa. A GRAPEKEEPER foi fundada por Ana Monforte com a missão de oferecer aos entusiastas do vinho a possibilidade de "aceder ao mundo extraordinário da vinificação que apoia, ao mesmo tempo, formas de vida sustentáveis e regenerativas". “Para nós, esta parceria não podia aparecer em melhor altura”, diz Dirk Niepoort. “Estamos orgulhosos por pertencer a um projeto sólido. A GRAPEKEEPER combina interessantes personalidades do vinho com excelentes terrois e uma atitude ‘cool’, moderna; está a fazer com que todos nós cuidemos melhor do nosso amado planeta”, acrescenta.

Para Dirk Niepoort, “muitas pessoas sonham começar a fazer o seu próprio vinho a partir da noção romântica que rodeia a cultura do vinho. O mundo do vinho é muito bonito, mas também pode ser complicado e difícil. A GRAPEKEEPER abre caminho a tudo isso sem dar cabo dessa ideia romântica. Ao mesmo tempo, o seu próprio vinho contribui para um mundo melhor”.

Voltar a casa

Para Ana Monforte, que nasceu e cresceu no Norte de Portugal, trabalhar com Dirk Niepoort e a sua família representa voltar a casa de várias formas. “Esta magnifica Vinha do Carril está cheia de história, de significado e de promessas. Recordo-me bem de uma viagem ao Douro, em 2016, quando a GRAPEKEEPER não era mais do que uma semente na minha cabeça. Visitámos Niepoort e falámos de solos e biodiversidade, de pessoas e da comunidade. Nessa tarde, o mundo ficou em silêncio e tudo começou a fazer sentido. Senti os pés fincados no chão, sabia que estava a caminho de fazer qualquer coisa especial”.