Produção no Alentejo deve cair 10%

Fotografia: Arquivo
Redação

Redação

Total da região rondará 110 milhões de litros, antecipa a CVR Alentejo.

 

A produção de vinho no Alentejo deverá sofrer uma quebra de 10% em relação à campanha do ano passado, estimou a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA). Este previsão antecipa assim uma produção em torno de 110 milhões de litros de vinho, sendo que, na última campanha, esta ascendeu a 120 milhões.
Na origem desta quebra, segundo o presidente da CVRA, Francisco Mateus, estão “as condições climáticas que fomos tendo ao longo do ciclo da videira”. Em declarações à Lusa, o mesmo responsável recorda que o início do ano “foi promissor em termos de água”, mas a chegada da primavera trouxe “temperaturas elevadas e humidade, o que causou algum míldio”. Por outro lado, as elevadas temperaturas verificadas nos meses de maio e junho propiciaram episódios de escaldão, fenómeno que prosseguiu em julho.
O Alentejo possui uma área de vinha de 23,3 mil hectares, sendo que 30% da produção tem como destino a exportação para cinco destinos principais, designadamente Brasil, Suíça, EUA, Reino Unido e Polónia.