Eis-nos chegados a um novo momento do ano, onde gostamos de reunir a família ou simplesmente partir em viagem. Seja qual for a sua opção, a edição de abril da Revista de Vinhos reúne vários motivos de inspiração.
Dois grandes nomes da enologia mundial estão em destaque: Peter Sisseck, o dinamarquês que brilha em Ribera del Duero, autor do Pingus; e Pascal Chatonnet, bordalês que faz vinho em várias partes do mundo. A mundividência desta edição também fica patente na prova temática que agrega vinhos de Espanha, França, Itália à venda em Portugal.
Henrique Uva aliou a agricultura ao negócio do turismo e encontrou no Baixo Alentejo o complemento aos investimentos no Algarve. A Herdade da Mingorra afirmou-se com uma matriz própria e consegue alcançar vinhos surpreendentemente frescos e com margem de evolução.
No Douro, a Quinta da Boavista consagra-se como terroir de alguns dos grandes DOC de toda a região. Provamos os novos Oratório e Ujo, pretextos para apresentar o novo hotel Tivoli Kopke, em Vila Nova de Gaia, unidade cinco estrelas que respira vinho e tem um promissor restaurante com consultoria do asturiano Nacho Manzano.
Descobrimos os bastidores do pão de ló de Alfeizerão, propomos um roteiro pelo Pico, provamos uma sidra de maçã da Camacha (Madeira), sentamo-nos no minhoto Encanada, avaliamos o Oven e temos muitas novidades a partilhar.
Fique ou saia, mas leve-nos consigo nesta Páscoa. Boa leitura!