A Adega de Redondo é conhecida sobretudo através da marca Porta da Ravessa, nome que se tornou num dos embaixadores dos vinhos do Alentejo. Mas, para além desta marca bandeira, a Adega de Redondo produz um conjunto diversificado de marcas, posicionadas entre os líderes de mercado em distintos segmentos de preço.
Quer a identidade corporativa da Adega, quer o seu portefólio foram agora objeto de completo rebranding, tendo como finalidade reposicionar e amplificar a sua imagem junto de um mercado cada vez mais diversificado, mais jovem, sofisticado e exigente a nível nacional e internacional.
A nova identidade viverá em todas as materializações da marca, tendo-se iniciado pela imagem das principais referências, Porta da Ravessa e Real Lavrador. Por sua vez, estão a ser criadas várias plataformas para apoio e divulgação da marca institucional Adega de Redondo e respetivas marcas comerciais, passando pelo lançamento de um novo website com loja online, campanhas em redes sociais, imprensa da especialidade e outros meios de comunicação.
A marca Porta da Ravessa deriva da porta da muralha do século XIV que dá entrada na zona histórica de Redondo. Nela se centrava a estrutura administrativa da localidade, como se comprova pela gravação na pedra das marcas oficiais da vara e do côvado, antigas medidas de comprimento que serviam de padrão aos comerciantes e feirantes medievais.
Na nova imagem gráfica da marca, a vara e o côvado estilizados assumem lugar de destaque, juntamente com a porta. A importância da marca leva a que seja construída para ela, uma estratégia diferenciada, com plataformas de comunicação próprias nos canais online e offline. Assim nasce a nova Porta da Ravessa com a assinatura “É Redondo, É Perfeito”.
Parte integrante e importante do portefólio da Adega de Redondo, a marca Real Lavrador teve igualmente uma profunda intervenção e reposicionamento em termos de mensagem e público-alvo. Assente nas vivências e tradições do Alentejo e das gentes que lavram a terra e dela tiram o fruto, a nova imagem do Real Lavrador só podia ter uma assinatura: “de geração em geração”, lembrando aqueles que são verdadeiros lavradores ao longo de várias gerações.