Pela terceira vez consecutiva, Marc Pinto, atual escanção e head sommelier no Fifty Seconds, em Lisboa, conquistou o título e venceu o “Concurso Nacional de Escanções”.
Foram 14 os candidatos a melhor escanção de Portugal, sendo que à fase final chegaram também Diogo Pereira e Vasile Grebencea, que ficaram no segundo e terceiro lugar, respetivamente. A competição foi conduzida pela escanção e diretora comercial da João M. Barbosa Vinhos, Teresa Barbosa.
O Concurso Nacional de Escanções e o Concurso Nacional Fernando Ferramentas aconteceram nos dias 24 e 25 de novembro, em Palmela.
Os finalistas foram postos à prova na identificação de vinhos espumantes, no serviço de bar com cocktail e sake, no serviço de vinho com decantação, na prova de aguardentes, na prova organoléptica de vinhos, na harmonização de um menu com cervejas e por fim, num quizz técnico.
No “Concurso Nacional Fernando Ferramentas” participaram igualmente 14 finalistas.
A medalha de ouro foi atribuída a Ana Banha, gestora de enoturismo na Tapada de Coelheiros. Já a medalha de prata coube a Nuno Carvalho, gestor de Marketing na POW - Portugalonwater, Lda., e a de bronze a Luís Espigão, chefe de sala no restaurante Origens em Évora.