The Yeatman lança livro comemorativo do 10.º aniversário

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

Redação

O sonho por detrás do hotel destino, o caminho de evolução e expansão, a relação íntima com a cidade do Porto, a ode ao vinho português e a gastronomia com 2 Estrelas Michelin. Há dez anos de história para conhecer e folhear no livro “A Primeira Década 2010 - 2020”, que o The Yeatman lança para celebrar o seu décimo aniversário.


Em 2010, um ano desafiante e envolto num contexto de crise económica, a inauguração do hotel The Yeatman foi arrojada e ambiciosa. Uma década depois, viveu-se um ano difícil e imprevisível, onde também a resiliência e a criatividade continuam a ser as chaves mestras. Um paralelismo que mostra como, até nos momentos que parecem menos propícios, é imperativo continuar a acreditar.

“A Primeira Década” faz o balanço destes primeiros anos, onde o fio condutor não poderia deixar de ser o universo vínico – a pedra basilar do The Yeatman. “Celebramos 10 anos, mas trazemos na bagagem uma herança que recua a 1838, quando a família Yeatman integrou o comércio de Vinho do Porto”, explica Adrian Bridge, CEO do hotel. “O vinho está na nossa génese e continuará a ser aquilo que nos torna intemporais, que une o passado ao presente. É para nós motivo de orgulho conseguir elevar a componente vínica a todas as vertentes do hotel: temos na garrafeira a maior coleção de vinhos portugueses, quartos representados por parceiros vínicos, provas e masterclasses que dão a provar o melhor que se produz em Portugal, experiências enograstronómicas e ainda tratamentos de Spa premiados à base de vinoterapia”.

Fazendo jus aos dez anos que se passaram, a publicação apresenta-se em dez capítulos. O destaque vai para aquele que se desdobra em 10 estilos vínicos, 100 vinhos e 100 pratos. Dos Brancos aromáticos e secos, passando pelos Rosés até aos Vinhos do Porto e Espumantes, cada estilo dá a conhecer diferentes referências, com a respetiva combinação gastronómica. Um trabalho conjunto entre os 100 parceiros vínicos do The Yeatman, a Diretora de Vinhos do hotel Beatriz Machado e o Chefe Ricardo Costa – ambos no projeto desde o primeiro dia.

“E é precisamente aqui que também reside o nosso sucesso”, revela Jan-Erik Ringertz, Diretor do The Yeatman. “No facto de, na nossa equipa, contarmos com muitas pessoas que nos acompanham desde que abrimos portas. Todas elas partilham a visão do grupo e isso tem um grande impacto no serviço que prestamos.”

O livro conta com um número limitado de cópias e custa 65€, podendo ser adquirido na loja do The Yeatman e na loja online.

O The Yeatman tem merecido ao longo do tempo os mais variados reconhecimentos nacionais e internacionais, que premeiam não só a qualidade do alojamento, como do restaurante, da carta de vinhos e do seu Spa Vinotherapie® com chancela da marca Caudalie, também ela inspirada no universo da uva e do vinho. Recorde-se que o Restaurante Gastronómico do The Yeatman é um dos poucos do país com 2 Estrelas Michelin e que, ainda no ano passado, o The Yeatman venceu a categoria geral de “Melhor Carta Regional de Vinhos do Mundo” e revalidou os prémios de “Melhor Carta Regional de Vinhos da Europa” e “Carta de Vinhos 3 Estrelas”, atribuídos pela publicação inglesa World of Fine Wine. Já recentemente, o Spa foi eleito o melhor Luxury City Hotel Spa nos World Luxury Spa Awards 2020.