Vinhos portugueses no maior evento vitivinícola da China

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

Redação

A qualidade e a excelência dos vinhos portugueses vão ser dadas a conhecer até dia 12 de Novembro na ProWine China 2020, o maior evento vitivinícola do país e um dos mais importantes do mundo. Uma comitiva de 14 representantes dos produtores portugueses integra o pavilhão da “Wines of Portugal”, a chancela da ViniPortugal para a promoção nos mercados internacionais. Elevar a notoriedade e conhecimento dos vinhos portugueses junto de profissionais do mercado chinês é o objetivo central desta ação promocional.


A ProWine China 2020 volta a ser uma das apostas da ViniPortugal junto de um mercado que se tem vindo a revelar disponível para conhecer novos vinhos e produtores de destinos vitivinícolas mundiais em afirmação. O Presidente da ViniPortugal, Frederico Falcão afirma: “Em 2020, o sector vitivinícola tem vindo a sofrer meses de incertezas e perturbações. Enquanto nos esforçamos por construir um 'novo normal' no combate à pandemia, a “Wines of Portugal” está empenhada em ajudar a revigorar o mercado vinícola chinês. O apoio à ProWine 2020 é um desses esforços. Iremos certamente fazer mais e reforçar ainda mais a nossa dinâmica neste mercado".

O pavilhão da “Wines of Portugal” conta com a presença dos produtores Encosta de Alqueva, Henriques & Henriques, Justino’s Madeira, Lavradores de Feitoria, Madeira Wine Company, Mouchão, Enoport, Pereira D’Oliveira, Quinta do Paral, Quinta do Silval, The Loyalty Wine Family, Vidigal Wines e Wine & Soul – Maritávora. Para facilitar o diálogo entre os visitantes da feira e os produtores nacionais, a “Wines of Portugal” inovou, construindo um Mini Programa WeChat, através do qual distribuidores e profissionais do vinho podem marcar diretamente uma reunião com os produtores.

"Os vinhos portugueses orgulham-se das suas mais de 250 uvas autóctones, séculos de cultura vitivinícola, bem como do seu património de criação de vinhos de lote. Eles oferecem uma experiência única ao tirar partido da diversidade dos terroirs e castas portuguesas. Vir ao nosso Pavilhão na ProWine China 2020 seria um bom ponto de partida para se ter o gosto de um mundo de diferença oferecido pelos vinhos portugueses”, afirma Frederico Falcão.

A China é um dos mais relevantes mercados de diversificação da atividade promocional da marca “Wines of Portugal”. O valor das exportações de vinhos (excluindo Vinho do Porto e Madeira) ultrapassou os 17 milhões de euros em 2019. Os dados de 2020 revelam que, entre janeiro e agosto, as exportações totais de vinho português para o mercado chinês atingiram os 7,0 milhões de euros, com o vinho IGP a ser a categoria em evidência em valor.

Em termos globais, de janeiro a agosto de 2020, as exportações portuguesas de vinho cresceram 2,3% em valor em comparação com o mesmo período em 2019, ultrapassando os 508 milhões de euros. No mesmo período, o aumento de volume ascendeu a 3,4%.