A ViniPortugal vai realizar a partir de fevereiro um conjunto de ações promocionais na Ucrânia e na Rússia com o objetivo de reforçar e consolidar a notoriedade dos vinhos de Portugal junto de profissionais e especialistas do sector. Um ciclo de seminários na Ucrânia e a organização de um jantar vínico e de uma masterclass na Rússia marcam o arranque das iniciativas do Plano de Marketing e Promoção da ViniPortugal dirigidas a estes mercados da Europa de Leste.
A Ucrânia constitui um dos novos mercados em evidência na estratégia de promoção delineada pela ViniPortugal para 2021, dando seguimento à evolução positiva e crescente que os vinhos portugueses têm vindo a ter neste mercado. Nesse sentido, a ViniPortugal vai promover em território ucraniano um ciclo de Seminário Wines of Portugal, cuja primeira sessão tem lugar em março, e que se prolongará até outubro. A primeira formação será ministrada por Artem Kuzmenchuk, um antigo jornalista de vinhos na Vinofest, autor da revista “Guide to GoodWine”, editor da secção Wine&Spirit em Revista XXL e editor da revista Wine&Spirit do PostEat, que conta ainda no seu currículo com a organização de provas para wine experts na Ucrânia, vários artigos sobre regiões vinícolas e entrevistas a várias personalidades ligadas ao mundo do vinho.
Analisando o desempenho das exportações de vinhos portugueses, entre 2015 e 2019 o mercado ucraniano apresentou um crescimento, em valor, de 410,2%. Face ao contexto pandémico de 2020, o mercado surpreendeu ao crescer face ao ano anterior: 52,2% em valor e 56,2% em volume.
Para a Rússia, a ViniPortugal tem previsto em agenda a realização de um jantar vínico, que acontecerá a 25 de fevereiro, em Moscovo, antecedido pelo seminário “Enjoy the difference of Portuguese Wines”, dirigido a importadores, distribuidores, representantes do comércio a retalho e imprensa. Também em Moscovo, a 4 de março será promovida a Masterclass na ШКОЛА СОМЕЛЬЕ WINEPEOPLE, com o tema “Portuguese Wines: World of diversity”, destinado a sommeliers, cavistas, importadores, representantes do comércio a retalho e imprensa. Ambos os eventos contarão com a participação de Olga Vyshegorodtseva, chefe de redação da Wine Mag, que apresentará a versatilidade e diversidade dos vinhos de Portugal.
Os dados relativos à exportação dos vinhos portugueses mostram que, apesar do quadro pandémico, o mercado russo cresceu nos três indicadores: volume (29,2%), valor (31,6%) e preço médio (1,9%), relativamente a 2019.
“A estratégia da ViniPortugal ao longo dos últimos anos tem passado por diversificar mercados e por desenvolver um trabalho sustentado na abertura de novos mercados, embora mantendo sempre uma forte presença nos mercados principais. Em 2021, vamos prosseguir esse caminho com a convicção de que a trajetória de crescimento das exportações terá de continuar com uma postura competitiva no mercado, apostando em saber vender bem, em valorizar a qualidade do nosso produto de modo a conseguirmos aumentar o preço médio.”, afirma Frederico Falcão.