William Wouters (Bélgica) foi eleito novo presidente da Association de la Sommellerie Internationale. A votação realizou-se no âmbito da Assembleia Geral anual da referida associação. Wouters é já uma figura bem conhecida no seio da associação, como membro da direção da ASI, presidente nacional e concorrente no concurso de sommeliers. Wouters irá substituir o presidente cessante Andrés Rosberg da Argentina, cujo mandato de três anos teve início em 2017.
Wouters será acompanhado no seu mandato de três anos por uma comissão executiva cheia de caras antigas e novas. Peer F. Holm foi escolhido como Secretário-Geral da ASI, Julie Dupouy-Young como Secretário-Geral Adjunto da ASI, Philippe Faure-Brac como Tesoureiro da ASI e Samuil Angelov como Tesoureiro Assistente da ASI. Foram igualmente eleitos os vice-presidentes para a Ásia e Oceânia, África e Médio Oriente, Europa e Américas, respetivamente.
Devido à pandemia de Covid-19, a Assembleia Geral da ASI foi realizada totalmente online pela primeira vez. Duas plataformas eletrónicas, uma para as reuniões e outra mais segura para a votação, foram utilizadas para o evento. Um advogado qualificado esteve presente no Chipre, a nação anfitriã, para garantir que a versão online estivesse em conformidade com os estatutos da organização. Um moderador neutro guiou os participantes durante os eventos, apresentando os candidatos e as questões em francês e inglês.
A AG também contou com apresentações dos seus vários comités, incluindo RP, Comunicação & Marketing, Ética & Compliance, Comité para Concursos de Sommeliers, Formação, Exame de Certificação e Regulamentos. Para informações detalhadas sobre as apresentações e respetivos votos, aceder ao site da ASI em asi.info.